INVESTIR EM ANGOLA BEM-VINDO A ANGOLA

Bem-vindo a Angola

A República de Angola fica situada na África Austral, mas é suficientemente próxima e com ligações às zonas ocidental e central do continente, fazendo fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), a República do Congo, a Zâmbia e a Namíbia e uma extensa costa sobre o Oceano Atlântico.

Tendo uma área territorial de 1.246.700 metros quadrados, o país tem como capital Luanda e está dividido em 18 províncias.

A população angolana estimada é de 30 milhões de habitantes, caracterizando-se por ser uma população muito jovem. A generalidade da população está concentrada nas grandes cidades do país, designadamente Luanda, Benguela, Huambo, Lubango, Lobito e Malanje.

Angola tem um clima variado e recursos naturais em abundância, sendo o segundo maior produtor africano de petróleo na África Subsaariana, e um dos maiores produtores de diamantes.

A língua oficial é o português embora também se falem línguas nacionais dos principais grupos étnicos que são o ovimbundo, o quimbundo e o kikongo.

A Moeda nacional é o Kwanza.

Angola é um Estado Democrático de Direito com um regime político de natureza presidencialista. O Presidente da República assume as funções de Chefe de Estado, Comandante em Chefe das Forças Armadas e Titular do Poder Executivo e tem como auxiliares, o Vice-Presidente, Ministros de Estado e Ministros. Os Ministros de Estado e os Ministros são por sua vez auxiliados por Secretários de Estado ou por Vice-Ministros, se os houver.

O poder judicial compreende o Tribunal Constitucional, o Tribunal Supremo e o Tribunal de Contas (tribunais superiores) sediados em Luanda, os tribunais provinciais e os tribunais municipais. Por força da Lei n.º 1/16, de 10 de Fevereiro, foi aprovada a Lei Orgânica dos Tribunais da Relação, pelo que estima-se que muito em breve, tenhamos estes tribunais a funcionar em pleno.

O sistema legal é baseado no sistema continental europeu.

Angola tem relações diplomáticas com 149 países, mantendo relações privilegiadas com países fronteiriços e outros da África Austral, e ainda com países como a China, os Estados Unidos da América, a Rússia, o Brasil, Portugal, França e Emiratos Árabes Unidos. É membro de todas as Organizações Internacionais importantes de âmbito global, de muitas organizações de âmbito regional e outras específicas.